1. Em quais situações devo inserir uma solicitação no Sistema de T&D da PUSP-SC?
Devem ser inseridas todas as solicitações de atividades de curta duração (cursos e treinamentos) com objetivo de capacitação pontual, com foco em uma tarefa, meta ou resultado, para ação específica ou lacuna identificada no exercício do trabalho.
Exemplos: palestras, workshops, cursos de atualização, cursos de introdução a um tema, treinamentos técnicos, reuniões técnicas, feiras, exposições, encontros de comunidades por iniciativa da USP (exemplos: GEFIN, GESEC, GEINFO, WIC, entre outros) etc.
Além das atividades de curta duração, devem ser inseridas também atividades com objetivo de formar um profissional e ou de capacitá-lo mais profundamente em uma determinada área de atuação. Esses cursos, normalmente, possuem média ou longa duração (nesse caso, atente-se para a questão nº 04).
2. Qual o tempo para inserir uma solicitação de treinamento no sistema?
Aconselhamos que os pedidos sejam inseridos para avaliação no Sistema assim que o solicitante possuir os dados do treinamento/curso.
De acordo com a Política de T&D:
As solicitações de treinamento, deverão ser encaminhadas por meio eletrônico e serão recebidas pela Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade da PUSP-SC (CIGQP) até o dia 20 de cada mês. A solicitação deverá ser enviada com antecedência de 45 dias da data do início do evento pretendido para análise e demais procedimentos administrativos e burocráticos (aprovação em Reunião da CIGQP, devolução à Chefia da Divisão Solicitante para encaminhamento à Divisão Administrativa).
3. Como sei qual competência devo escolher?
As competências do Sistema de T&D são determinadas a partir do Mapa de Competências da PUSP-SC.
Entende-se por competência um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo, necessário para que sejam supridas as necessidades de determinado cargo/função.
Assim, o solicitante deve observar qual necessidade para o desempenho da função será suprida pelo treinamento, para a escolha da(s) competência(s).
ATENÇÃO: No formulário de solicitação, o vínculo entre curso/treinamento e a respectiva competência deverá estar claramente pontuado.
No sistema de T&D é possível também escolher mais de uma competência para o treinamento solicitado. Exemplo: um curso de Inglês Básico pode contemplar duas competências diferentes: “Idiomas” e “Atendimento ao público”.
4. Qual o apoio financeiro que a PUSP-SC oferecerá aos treinamentos?
Devido aos diferentes tipos de treinamentos, sugerimos que sejam consultadas as regras de apoio financeiro na Política de T&D (item 3º,I e 3º,II).
Pedimos especial atenção aos cursos de formação e desenvolvimento: não serão financiados cursos dessa natureza, como educação formal superior e pós-graduação, tais como graduação, especialização**, MBA**, mestrado e doutorado; **Com exceção de iniciativas da USP (essas serão analisadas pontualmente).
5. Qual o valor máximo para T&D destinado por funcionário?
O valor destinado ao custeio de T&D será limitado a R$ 3.000,00 (três mil reais) anualmente por funcionário, conforme disposto no artigo 3º, I, g.
6. Como funciona a concessão de horas?
As regras para a concessão de horas, de acordo com cada tipo de treinamento, encontram-se discriminadas no item 3º, II da Política de T&D. O item “concessão de horas” no formulário de solicitação deve ser selecionado sempre que o solicitante for utilizar seus recursos próprios para a realização do curso solicitado e deseja SOMENTE a liberação das respectivas horas de trabalho.
7. Posso realizar quantos treinamentos eu quiser?
Sim. Para cada funcionário é estimado um total de 80 (oitenta) horas anuais para cursos e treinamentos. Este total não é um delimitador, e considera cursos e treinamentos que utilizem qualquer um dos tipos de apoio oferecido pela PUSP-SC.
8. Como posso descrever no formulário a proposta de multiplicação do treinamento?
Esta multiplicação pode ser realizada da forma como o funcionário tenha mais facilidade: no formato de aula, apresentações, reunião com os pares, rodas de conversas, palestras, relatórios internos, etc. Ela pode ser descrita de maneira breve, contendo a forma como será feita e para quem será repassada.
Além disso, os materiais didáticos recebidos em cursos e treinamentos deverão ser compartilhados no relatório final de atividades ou indicados seus links de hospedagem na internet.
9. Após a aprovação de minha solicitação o que devo fazer?
Após a aprovação, o interessado receberá uma comunicação por e-mail quando deverá tomar as seguintes providências:
a) Providenciar a requisição de serviço no Sistema MercúrioWeb (deixando no status: enviada para o Autorizador);
b) Solicitar junto ao setor de compras a contratação da empresa que irá ministrar o curso/treinamento, fornecendo todos os dados necessários na Proposta Comercial (modelo disponível na pasta documentos do site de T&D):
Lembramos que deverá ser anexada à solicitação a cotação com pelo menos três preços. Caso não seja possível por questões das características do treinamento (especificidade, teor, etc.), será necessária uma justificativa bem fundamentada, ao qual o chefe da Divisão deve estar ciente e de acordo com os termos e conteúdo desta justificativa da ausência da cotação de pelo menos três preços e assinar também. A justificativa deve também ser assinada pelo Prefeito do Campus para que seja válida.
Como toda contratação feita por órgãos públicos, a empresa Contratada deverá estar em dia com sua situação fiscal e trabalhista, sendo assim contratações na área de treinamento seguirão os mesmos procedimentos legais adotados pela Seção de Compras no momento de sua efetivação.
Fica a sugestão: visando agilizar a contratação caso o solicitante possua conhecimentos administrativos e de informática, poderá consultar a situação da empresa Contratada, para tanto deve emitir via internet as certidões exigidas, cujos links de acesso estão na pasta de documentos do sistema. Para a efetivação da contratação todas as certidões devem estar regulares e sem pendências.
Maiores informações podem ser obtidas na Seção de Compras – fone: 3373-9131.
c) Solicitação de transportes junto ao setor competente se for o caso;
d) Solicitação de diárias no Marteweb se for o caso (lembramos que o funcionário deve estar previamente habilitado no sistema, se não estiver solicitar a chefia imediata);
e) Providenciar assinatura do Termo de Compromisso de acordo com o Ofício VREA/CIRC/013/2013 (link disponível na pasta de documentos do site de T&D);
f) Participar do curso / treinamento;
g) Após a realização, providenciar a prestação de contas conforme estipulado (relatório de atividades, cadastro certificado no sistema MarteWeb - item Curriculum Vitae); prestação de contas no sistema MercúrioWeb;
h) Entregar toda documentação fiscal junto a Seção de Contabilidade e Finanças, para que sejam efetuados os pagamentos devidos e envolvidos.
10. Caso minha solicitação de treinamento seja negada pela CIGQP, o que posso fazer?
No caso da solicitação não ser aprovada, é possível a apresentação de um recurso pelo solicitante. Em primeira instância o recurso deverá ser encaminhado à coordenação da CIGQP, com cópia para o T&D, até 03 (três) dias úteis a partir do recebimento da negativa pela CIGQP. Em segunda instância o recurso deverá ser encaminhado ao Prefeito do Campus, no mesmo prazo.
11. Após a aprovação do curso no Sistema e realização do curso/treinamento, devo fazer mais alguma coisa?
Sim. É necessário:
- Preencher o relatório final de atividades (independente do tipo de apoio obtido) no Sistema T&D;
- Cadastrar no sistema MarteWeb (item Curriculum Vitae) o certificado;
- Preencher a prestação de contas das diárias recebidas no MercúrioWeb, se houver;
- Entregar toda documentação fiscal junto a Seção de Contabilidade e Finanças, para que sejam efetuados os pagamentos devidos.
ATENÇÃO: Novas solicitações de T&D só serão analisadas se providenciados estes requisitos.